O projeto do banco de capacitores dessintonizado visa, primeiramente, a correção do fator de potência em redes com elevada DHT (Distorção Harmônica Total). Como esse sistema é também um filtro, modificamos a característica de impedância do sistema evitando a ressonância e drenando mais ou menos correntes harmônicas.
A correção de fator de potência por bancos de capacitores automáticos ou fixos com indutores de dessintonia, é feita para evitar a ressonância do banco de capacitores com o sistema, evitando a queima e aumentando a vida útil, além de reduzirmos consequentemente a amplificação dos níveis de harmônicos.
O estudo prévio do sistema para o projeto envolve medição e simulação quando temos um nível de DHT elevado. O projeto padrão de banco de capacitores com indutor de dessintonia trabalha com frequências de dessintonia padronizadas em: 160 Hz (FD=14%) – 226 Hz (FD=7%) - 252 Hz (FD=5,67%).
Esse projeto em especial foi realizado para uma empresa do ramo siderúrgico, que tem mais de 56 anos no mercado, e está passando por um processo de expansão de suas unidades.