Cerâmica consegue reduzir custos de energia

 

Após consultoria do SENAI/AC, cerâmica consegue reduzir custos de energia

 

A cerâmica Telhanorte, de Acrelândia, enfrentava sérios problemas com energia reativa. O proprietário da indústria, Jader Lopes Costa, conta que chegava a pagar mais de R$ 5 mil por mês na conta de luz. Diante dos altos custos, o empresário buscou alguns profissionais para melhorar a situação, porém, não obteve o sucesso esperado.

Foi então que o SENAI/AC levou até a Telhanorte uma consultoria de eficiência energética. Os consultores da instituição realizaram um trabalho in loco na empresa promovendo uma análise elétrica detalhada em todos os equipamentos da cerâmica, variações de consumo, análise tarifária e outros elementos.

Fo constatado, por exemplo, que os motores utilizados na linha de produção dos tijolos eram os que apresentavam maior consumo de energia, pelo fato de tais equipamentos terem potência elevada e precisarem permanecer ligados por longos períodos, além de demandarem energia reativa quando não estavam funcionando dentro do fator de potência adequado. Foram identificadas, ainda, falhas no banco de capacitores.

“Quando o SENAI veio com toda sua expertise e aparatos para realizar as medições corretas, foi diretamente no foco do problema e, finalmente, conseguimos solucionar. Os engenheiros e técnicos do SENAI também nos trouxeram novas ideias, demonstrando na prática o que poderíamos melhorar em eficiência energética para termos redução de custos na conta de luz”, comemora o empresário Jader Costa.

O SENAI/AC dispõe de consultorias nas áreas de Eficiência Energética, Produção Enxuta (Lean Manufactoring), Custo de Produção, Boas Práticas de Fabricação, Indústria 4.0, Gestão Digital, entre outras. Empresas do setor industrial e de outros segmentos podem saber de todas essas soluções disponíveis, acompanhando as redes sociais do SENAI/AC ou pelo telefone (68) 99984-8758.

 

   

 

Fonte: Contilnet Notícias