Gestão de Energia Elétrica

A energia elétrica está entre os insumos com maior impacto no custo de uma empresa, independentemente de seu porte. Evidentemente o valor absoluto é maior no grupo A, considerados grandes consumidores. Mas proporcionalmente o custo e a consequente preocupação com o consumo de energia é o mesmo em empresas de pequeno/médio porte. A verdade é que todas as empresas, independente do seu porte devem se preocupar com o consumo de energia, em vista principalmente das recentes altas nas tarifas. Sendo este um insumo essencial para a sobrevivência do negócio, é de suma importância realizar o gerenciamento para que a operação flua e se tenha economia.

Com uma gestão de energia elétrica eficaz, é possível reduzir custos. Também há o aspecto socioambiental, através da gestão podemos reduzir o consumo de energia, contribuindo com o meio ambiente.
Ao realizar a gestão de energia elétrica é possível identificar: A ultrapassagem de demanda contratada ou o baixo fator de potência pode ocasionar severas penalidades impostas pelas distribuidoras de energia, além de prejudicar o funcionamento de máquinas e equipamentos conectados à rede. Portanto, o monitoramento e controle desses parâmetros é fundamental!


Com a instalação de controladores é possível monitorar estes parâmetros e através da comparação com um limite pré-configurado atuar desligando cargas não essenciais para controle da demanda ou acionando bancos de capacitores para correção do fator de potência.
No que se refere a medição, existem duas opções: Controladores que dispõe de um circuito de medição próprio e controladores que recebem as leituras diretamente do medidor de tarifação da concessionária. Para o controle de demanda só há opção de leitura diretamente do medidor da concessionária, por uma questão de sincronismo da janela de integração para medição da demanda.


Portanto, para o controle de fator de potência, o usuário deve levar em consideração o local de instalação dos bancos de capacitores.

Se o banco estiver instalado na entrada da planta, recomenda-se o uso do equipamento com conexão ao medidor da concessionária, já se o banco estiver instalado em um setor ou máquina específica, utilizamos os controladores de energia elétrica com medição própria.

 

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco clicando aqui!

 

Fonte: https://materiais.ims.ind.br/ebook-gestao-de-energia  (IMS Power Quality)