Instalação de Energia Fotovoltaica x Correção de Fator de Potência

Instalou a energia fotovoltaica e sua conta não teve a redução esperada? Tem acompanhado a cobrança de energia reativa em sua fatura?

A instalação de usinas fotovoltaicas, investimento em alta por conta do valor do custo de energia, gera uma economia para seus investidores ao observar a produção de sua energia ativa a ser consumida. Porém, ocasiona a redução do fator de potência das unidades que geram energia e as consome durante os horários de geração, o que pode levar a cobranças adicionais sobre excedentes reativos e diminuir a economia total esperada com o projeto.

Portanto para clientes do grupo A, mesmo que os inversores gerem energia reativa, é necessário considerar o comportamento do fator de potência para que, além da instalação da usina, seja considerada a possibilidade de instalação de Banco de Capacitores.

Observa-se que tal fenômeno pode ser mais ou menos significativo a depender do consumo de reativo da unidade consumidora:

- Quanto maior a demanda de reativos, maior será a redução do fator de potência no ponto de entrega de energia durante os horários de geração.

Para corrigir tal situação no sistema fotovoltaico, o ajuste dos inversores para valores capacitivos contribui para diminuir a cobrança de excedente reativo, o que reduz a cobrança sobre excedente reativo, mas limita a capacidade de geração de potência ativa da planta de fotovoltaica. Além disso, como esse modo de operação é baseado somente na curva de geração do inversor, podem ser analisadas as injeções de reativo capacitivo na rede.
Consequentemente, os riscos de sobretensão nos barramentos da concessionária são maiores, assim como as desconexões dos sistemas Fotovoltaicos decorrentes da condição de sobretensão.

Em uma visão técnica, para contribuir com a redução na conta de energia na instalação da energia fotovoltaica, a compensação da demanda reativa com a utilização de bancos de capacitores automáticos é a opção mais viável. Esses equipamentos, quando instalados, além de fornecerem energia reativa de acordo com a demanda, podem controlar o fator de potência e eliminar as cobranças por excedentes reativos sem prejudicar a regulação de tensão dos barramentos.

Encaminhe sua conta, fazemos a análise sem custo para eliminação de no mínimo 95% da cobrança de reativo excedente da sua fatura!